segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Beyoncé enfrenta críticas de astronautas da NASA por introdução de "XO"

Beyoncé tem sido rotulada como “insensível” por alguns astronautas da NASA e seus familiares, por ter usado um fragmento de áudio do desastre com o ônibus espacial Challenger, na música XO.

O lançamento, que estava sendo televisionado, foi marcado pela fala do representante da "NASA" Steve Nesbitt, quando disse "Os responsáveis pelo vôo examinam cuidadosamente a situação. Obviamente há um grande problema técnico". “Nós ficamos desapontados ao descobrir que um trecho da gravação do dia que perdemos heróis foi usado na música ‘XO’. O momento incluído nesta música é difícil para as famílias, colegas e amigos”, disse June Scobee Rodgers, viúva de Dick Scobee. “É inapropriado”, continuou o antigo funcionário da NASA Keith Cowing em entrevista para a ABC News.

O ônibus espacial Challenger explodiu após a decolagem do Centro Espacial Kennedy, no dia 28 de janeiro de 1986. Todos os tripulantes a bordo foram mortos.

A cantora respondeu às críticas, declarando que o áudio foi colocado em uma canção que serve de consolo para as famílias das vítimas. "Meu coração está com todas as famílias daqueles que se foram no acidente da 'Challenge'. A canção "XO" foi gravada com a sincera intenção de ajudar aqueles que perderam alguém que amam. Os compositores incluíram o áudio em homenagem ao trabalho altruísta da equipe do 'Challenge' na esperança de que eles jamais sejam esquecidos".



Entretanto, antigos e atuais astronautas da NASA, funcionários e membros das famílias dos tribulantes da Challenger argumentam que usar o áudio em uma canção pop zomba do sacrifício da tripulação e abre feridas frescas.
Beyoncé nasceu em Houston, cidade que é sede de treinamento de astronautas da NASA, no Centro Espacial Johnson. Ela já trabalhou com a agência espacial, no passado, uma vez que fez uma gravação de uma saudação de bom dia para a tripulação em órbita de STS-135, o último voo do ônibus espacial Atlantis.
“Vocês inspiram todos nós a ousar viver nossos sonhos, para saber que somos espertos o suficiente e forte o suficiente para alcançá-los”, disse ela à tripulação na viagem de volta à terra do ônibus espacial Atlantis, em 2011.
Ouça a Beyoncé saudando os tripulantes do ônibus espacial Atlantis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário